Como enviar seu Blog para o Google – 5 passos importantes #AudioPost

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Aparecer nos resultados orgânicos do Google e ficar bem posicionado para as suas palavras chave mais importantes, é uma questão vital para qualquer blog. Mas a questão é: o que fazer para aparecer no Google e como enviar nosso blog para que nos achem? Nesse post vou tratar de práticas concretas e objetivas de como aparecer no Google.

logo-google-alta


Para ouvir aperte play:

Vamos direto ao ponto e à prática.

Dois avisos importantes:

  1. O processo de indexação da Google, mesmo seguindo todos esses procedimentos que seguem, não tem como ser previsto. O tempo pode variar de algumas horas, para até vários dias.
  2. Nada garante que a Google irá mesmo indexar o seu blog e nada garante que seu conteúdo ficará bem posicionado.

O máximo que podemos fazer é cuidar que, de nossa parte, tudo seja feito para nosso blog ser encontrado e rastreado.

1. Envie seu conteúdo direto para o Google

Um passo bem simples e que muita gente esquece é de enviar o link do blog diretamente para um sistema de cadastro da Google. Há duas formas de se fazer isso.

enviar-conteudo-google

Aqui eu vou dar os links diretos para as páginas de cadastro. Você só precisa fazer isso uma única vez e só tem que mandar a URL principal do seu blog, ou seja, o endereço principal:

Volto a reforçar o que já disse antes, mas agora com palavras da própria Google:

“Convidamos você a enviar o seu URL aqui. Não adicionamos todos os URLs que recebemos ao nosso índice e não podemos prever nem garantir quando ou se esses URLs aparecerão.”

2. Ferramentas para Webmasters

Essa é a parte do processo mais importante. A própria Google criou um sistema chamado “Ferramentas para Webmasters”. É totalmente gratuito, é para onde devemos enviar o sitemap do Blog. Além de ser extremamente útil para nos fornecer informações vitais sobre a “saúde” do nosso blog.

enviar-google-sitemap

Já criei um tutorial completo de todo o procedimento a ser seguido para usar esse serviço:

O mais importante desse serviço é que você diz exatamente à Google o que e onde eles deve procurar por seu conteúdo. É aí também que você descobrirá se há algum problema com seu blog e as possíveis soluções.

3. Meta Tags de descrição

Existem várias técnicas de SEO de grande importância, mas não podemos descuidar dos detalhes. O título e a descrição do seu blog também são importantes para melhorar as suas chances de aparecer no Google.

Essas “meta tags” são pequenos trechos de código. O mais importante delas é que definem como será a exibição do seu blog nos resultados.

aparecer-titulo-descricao-google

Você então precisa fazer pequenas adaptações no código fonte do seu blog. Aqui eu tenho as dicas mais importantes para o Blogger e para o WordPress. Lembrando: São importantes para tornar o seu blog mais amigável ao Google.

4. Conseguir links de qualidade

O mecanismo da Google trabalha seguindo links e indicações. É um algoritmo (um conjunto de códigos) cujo trabalho é como de aranhas tecendo uma teia (uma grande rede). Entram em uma página e saltam para outra quando encontram um link, uma indicação.

google-spiders2

Isso se chama Link Building e tenho algumas dicas de como fazer isso:

Mas não são só os links externos. Os links internos do seu blog apontando para si mesmo é muito importante para mostrar as ligações que seu blog tem:

Funciona mais ou menos assim:

Quando o Google está na “Página A” lêm todo o conteúdo. Se encontra um link que aponta para a “Página B”, salta em seguida para lá e assim por diante.

Isso significa que, para seu blog ser encontrado, ele precisa ter links em outras páginas, em outros blogs, sites e serviços na internet. Assim, quando os robôs da Google estiverem varrendo a internet e esbarrarem em algum link seu, irão direto para sua página.

Envie seus links e atualizações para agregadores de conteúdo, seja citado por outros blogs, coloque seu link em OpenID nos comentários e até mesmo use redes sociais como o Facebook e o Twitter para divulgar seus links.

5. Gerar conteúdo original e sempre atualizar

Um blog é um tipo de site dinâmico. O mais importante é ser sempre atualizado, com coisas originais e relevantes para o seu nicho. As atualizações constantes é que garantirão que o sistema do Google volte em seu blog constantemente para buscar o que mudou e indexar.

Não significa atualizar insanamente só pra gerar muito conteúdo. É preciso ter um equilíbrio entre qualidade e quantidade para justificar a visita dos robôs do Google ao seu blog sempre. Imagine que o Google sempre encontre conteúdo atualizado, mas ruim e de baixa qualidade: não justificará voltar nem indexar isso.

Concluindo e indicando outros artigos

Este tutorial com passos concretos a serem seguidos não é a resposta definitiva para aparecer no Google. Existem muitos outros detalhes e centenas de técnicas de SEO, mas o foco é sempre tornar o seu blog mais amigável ao Google.

Dedique-se sempre a estudar essas questões e lembre-se de que essa é uma tarefa cotidiana para todo blogueiro, pois sempre há o que melhorar.

.

24 Comentários

  1. Muitom bom Marcos,
    Só uma dúvida. Nem sempre o Google indexa nossos artigos?
    Pensei que se publicar um artigo, o Google WebMartesTools iria me indexar…
    Parabéns pelo blog!

    Responder

  2. Parabéns Marcos, um post com várias dicas. Todas necessárias para aumentar as visitas. Entre todas acho que Gerar conteúdo original e sempre atualizar, seja a mais importante!
    Até breve!

    Responder

  3. Oi, gosto muito de ler os seus posts, pois possui muitas dicas importantes para o aperfeiçoamentos dos blogueiros,parabéns seu post sobre como enviar blog para o google está muito interessante.
    Beijos!!!!!!!!!!!!

    Responder

  4. Marcos sou sua fã sou uma avó blogueira ainda engatinhando,quando crescer quero ser igual a você. Sempre adorei estudar seu blog para mim é o máximo, sou sua seguidora e enviei um convite para que adicione-me no facebook.
    Quanto ao post estou estudando-o para aplicá-lo no meu blog, gostaria que se possível visitasse-o estou aberta a críticas e sugestões, pois tudo que ali se encontra é fruto de um trabalho de pesquisa de uma arte que me fascina. Quero que esteja ciente que foi através do seu blog que consegui chegar até aqui, para alguns pode não parecer nada mas, para mim é tudo considerando que nesta área sou quase analfabética, grata.

    Responder

  5. Pingback: Por que seu Blog não aparece nos resultados do Google? | [ Ferramentas Blog ]

  6. Segui as dicas do Ferramentas Blog e agora meu blog aparece no google.
    Tbm estou lendo o E-book “40 dias para salvar seu blog”. Muito útil!
    Parabéns pelo conteúdo.

    Responder

  7. Parabéns, gostei muito do conteúdo que encontrei aqui. São dicas indispensáveis a qualquer blogueiro.
    Ainda estou começando com a “arte de blog-ar” mas sei que com essas dicas alcançarei meus objetivos.
    Obrigado.

    Responder

  8. Pingback: Google está punindo quem copia conteúdo | [ Ferramentas Blog ]

  9. acabo de criar um blog ,segui todos os passos e ainda não consegui aparecer nas pesquizas ,sendo assim como os amigos podem me seguir?
    parabéns pelo blog ,vou continnuar por aqui para ver se aprendo mais!!

    Responder

  10. Marcos, muito boa as informações encontradas aqui mas ainda estou apanhando…Na verdade quando eu digito o endereço do meu blog com aspas no Google, ele aparece mas ainda sem os posts. Tem um detalhe que eu gostaria de saber: no explorer eu sou direcionada ao meu blog tanto quando eu digito www. top5tour. blogspot .com como quando eu digito top5tour. blogspot. com só que nas pesquisas só está listando sem o www. O que é isso? Pq acontece isso? O que eu devo fazer para corrigir?

    Responder

  11. Obrigado pelas dicas estava procurando por algo que me ajudasse a colocar o meu blog em primeiro lugar no google e achei interessante suas dicas e vou agora por em prática todo esse conhecimento no meu negócio…mais uma vez obrigado pelas dicas do post

    Responder

  12. Pingback: Blogueiros de Sucesso: Marcos Lemos e seus projetos para blogueiros

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.