IntenseDebate – Formulário de comentários para Blogs

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

intensedebate-logo

Não importa a plataforma de blog que você usar, mas especialmente quem usa o Blogger (Blogspot), os formulários para comentários nos posts nem sempre agradam, são limitados e não promovem o debate e a interação dos visitantes/leitores. Há uma alternativa para isso e que funciona bem tanto no Blogger quanto no WordPress: conheça o IntenseDebate (gratuito).

Ninguém gosta muito do formulário de comentários padrão dos templates e temas (themes) que acompanham os layouts e estruturas dos serviços de blogs. Mas não significa que temos de nos conformar com eles. Existem alternativas que podem ser instaladas e que apresentam soluções muito melhores.

 

Aqui mesmo já ensinei a usar uma alternativa:

 

Aqui no [ Ferramentas Blog ] ainda uso o padrão do Blogger por questões de “trabalho” já que tenho de monitorar o serviço. Mas você não precisa ter um blog limitado. Há uma outra solução muito usada até mesmo por grandes sites e blogs, que poderá tornar a área de comentários dos seus artigos mais atraente para os visitantes querem comentar.

 

Obs.: Esse é um procedimento muito complexo e que precisa ser feito com muita atenção. Para não correr riscos, faça um backup completo de seu blog antes de começar:

 

Instalando o IntenseDebate

tela-intenseDebate

http://intensedebate.com/

 

Ao entrar na página do IntenseDebate, a primeira coisa a fazer é clicar no botão “Sign Up” para fazer o seu cadastro. Lá há duas opções, sendo a primeira só o cadastro para ter um perfil e outro para adicionar o serviço em seu blog.

 

join-intensedebate-blog

 

Veja que também é possível usar o OpenID de seu blog para criar uma conta (o que é recomendável na maioria dos casos) – O que é OpenID e como usar?.

 

Depois de criar sua conta, um email será enviado para confirmar seus dados de cadastro. Verifique sua conta e siga o link lá indicado.

 

Na janela que abrir, continue com a instalação. Assim, o próximo passo é adicionar o endereço do seu blog onde será instalado o IntenseDebate.

 

url-intensedebate-blog

 

Depois disso ele deverá identificar automaticamente a plataforma de blog que você usa e passar para o terceiro passo. Se isso não for automático, basca indicar qual é o seus sistema de blog.

 

No passo 3 é que começa toda a configuração. E aqui você precisará de muita atenção, mas é bem simples. Na janela que abriu haverá um menu onde você deve escolher as opções mais adequadas para instalar em seu blog. Conforme:

 

instrucoes-intensedebate-blogger

 

Para a primeira questão, marque “Template” para adicionar o modelo de formulário direto na estrutura do blog.

 

Para a segunda questão há a possibilidade de adicionar o novo modelo apenas nas novas postagens ou para todo o blog,incluindo os posts antigos.

Se escolher para incluir até os antigos os comentários já deixados em seu blog vão sumir. Por isso recomendo adicionar o novo formulário apenas nos novos posts.

 

Se você está instalando no Blogger, a terceira questão será a opção de abrir o painel do Blogger ao lado desse menu para facilitar a instalação dos passos seguinte.

 

Abra o painel do Blogger em outra janela/aba, clique no menu “Design” ~> “Editar HTML” e clique no link “Baixar modelo completo” – como se você fosse fazer um backup de seu template.

 

baixar-modelo-blogger

 

Esse arquivo que foi salvo deverá agora ser usado no painel do IntenseDebate para terminar as configurações. Rolando o menu do painel do IntenseDebate, vá ao final e encontre a opção que pede “Upload file” e ali escolha o arquivo do template que você acabou de baixar.

 

Vai parecer que nada aconteceu, mas foi criado um novo código-fonte para o seu blog. O menu do painel do IntenseDebate mudou e colocou ali o código que você precisará copiar para seu blog. Está indicado no item 3 do novo menu.

 

 

Na caixinha branca, clique e copie todo o conteúdo usando “Ctrl+C”. Abra o painel do Blogger novamente, clique no menu “Design” ~> “Editar HTML” e delete todo o conteúdo do código-fonte substituindo pelo que foi copiado do ítem 3 do IntenseDebate.

 

Depois salve o modelo e veja o resultado em seu blog.

 

Você pode ver o resultado e testar aqui:

 

Outros posts sobre comentários nos blogs:

.

57 Comentários

  1. Eu utilizo o Intense Debate no meu blog (www.o-scope.blogspot.com), que é do blogger, e recomendo muito. Umas das coisas que me incomodava no blogger era o sistema de comentários, mas com o ID tudo fica muito mais rápido, prático e bonito. Ele também tem várias configurações, como o local onde aparecem os comentários, gadget de últimos comentários, cor, idioma em português, etc. É muito completo.

    Responder

  2. Muito este sistema de comentários uso ele sempre em meus blogs, recomendo a todos, se quiserem ver ele e pratica só dar uma olhada nos meus blogs…
    Vlw pela materia

    Responder

  3. Interessante! Eu usava o Disqus, mas acabei não me acostumando com suas configurações. Vou testar o Intense Debate e ver como ele funciona.

    Marco Damaceno

    Responder

  4. Uso esse serviço há tempos, é realmente muito bom. Excelente essa recomendação feita aos amigos blogueiros!

    Responder

  5. Caro amigo Marcos lemos.

    já tive experiência com esse sistema,digo que foi muito bom,completo e cheio de opções para o leitor.

    Um abraço

    Responder

  6. Muito bom Marcos.

    Lucas Queiroz, o IntenseDebate oferece também um modo das ferramentas dele ficarem em português, é questão de configuração. Uso ele em meu site e gosto muito.

    Único problema dele, que se bem não é exatamente culpa do sistema do IntenseDebate, é quando ativa comentários pelo Facebook.
    Você precisa criar uma chave para ele funcionar, isso é difícil, as vezes o Facebook fica dando erro na hora de fazer e pode demorar um pouco, mas até ai beleza. O problema mesmo é que os scripts que o Facebook carrega junto com a sua página para permitir os comentários que é o ruim, são scripts bem pesados.
    Não recomendo usar esta opção.

    De resto é tudo perfeito. Principalmente alguns plugins oferecidos junto com ele. Esses plugins até que dariam um ótimo artigo aqui no Ferramentas Blog também.

    Responder

  7. Lucas, dá para configurar para o português… é só ir na Aba "Account" depois que você fizer o login no site do serviço e modificar a língua…

    Marcos,

    não consegui modificar na página principal para o português, ficou sempre com "comments" no index, ainda que dentro fique em português…

    Responder

  8. já tinha ouvido falar neste sistema de comentarios mais ainda não testei, por enquanto estou a usar o Disqus que para mim ven tendo um excelente desenpenho e resultado. Quanto as pessoas que disserão que o disqus não possui gadgets está muito esganado basta ir em extras.

    Responder

  9. È muito bom mas… Não tem importação de comentários de outros serviços como o Disqus (Nem se quer o blogger ele importa), esse é um erro terrível da empresa produtora, só vou usa-lo quando o sistema de importação for adicionado, bom pelo menos a exportação ele tem…

    Responder

  10. Através desta dica, aqui no ferramentasblog, eu instalei o intensedebate e achei muito interessante. Ele exportou meus comentários antigos e depois importou, deixou tudo arrumado no blog como seu eu sempre tivesse usado o intensedebate, melhor deste programa é ele sincronizar os comentários com o BD do wordpress, ou seja, seus comentários estão seguro com você! caso queira desintalar o intensedebate.

    Estou tendo um único problema, quando alguém faz um comentário e marca "resposta" e posteriormente alguém fala algo de novo no post ocorre o seguinte: não está chegando e-mail avisando do novo comentário no post para as pessoas que optaram por "resposta".

    Também tenho dúvida se o AVISO de novo comentário chegará no e-mail dos usuários em ingles ou portugues?

    Alguém pode responder:
    Qual idioma que chega o comunicado de novo comentário no post via e-mail?
    Porque os usuários não recebem comunicado de novo comentário mesmo marcando "resposta"?

    Grato,

    Abraço a todos,

    Responder

  11. Muito bom!
    Estava procurando por um serviço que permitisse uma melhor interação entre os comentários…
    Parece ser excelente!

    Responder

  12. Nossa, muitíssimo obrigada.
    Como muitos, estava procurando há muito tempo um formulário que disponibilizasse mais opções aos usuários.
    Parabéns pelo trabalho.

    Obrigada!

    Responder

  13. Pingback: Como usar o sistema de comentarios do Facebook no seu blog | [ Ferramentas Blog ]

  14. Marcos e pessoal,

    Gostei muito do Intense, pois ele permite que as pessoas que já estão logadas no face ou twitter façam os seus comentários de forma simples sem estar anônimas, mas encontrei o seguinte problema:

    Se eu insiro o Facebook ele carrega a página duas vezes atrapalhando a leitura, mas messmo assim a opção de estar logado com o facebook para comentar não aparece. 🙁

    Alguém teve um problema como o meu? Chegou a resolver?

    Bjos

    Agda

    Responder

  15. Nossa, gostei desse sistema de comentário, fiz tudo seguindo este tutorial e não deu um erro, acertei de primeira.
    O bom é que eu estou começando a criar o blog agora, ainda tou no momento de estilizar ai não me atrapalha. quero colocar ferramentas novas no meu blog como esse sistema de comentário. só para nãoficar igual a muitos. vlw pelo tutorial.

    estou lendo seu site de cima a baixo sem deixar escapar uma letra.

    Responder

  16. Marcos,
    agora que o meu blog está a comemorar o 1º aniversário, é inteira justiça, dar-te uma palavra de agradecimento pelo Ferramentas Blog: Foi, desde o primeira hora, um aliado imprescindível.

    obrigado pelo teu excelentíssimo trabalho.

    abraço

    Responder

  17. Marcos,eu fiz tudo direitinho mas no final,quando ele vai geral o novo código em html,diz que meu blog possui um modelo novo e que não há suporte para tal.Diz que só há suporte para modelos antigos…
    O que fazer??Posso optar em usar modelo de layout antigo??Não vai desconfigurar tudo??
    Me ajude por favor.

    Responder

  18. Marcos, acabei de instalar o intensedebate no meu blog (ainda em construção), no entanto tive um pequeno problema que acredito que seja fácil de resolver para quem sabe.
    Que é o ícone de contagem de comentários que eu já tinha, ele deixou de contar (óbvio, afinal deixei de usar os comentarios do blogger). Como eu faço para que o contador de comentários puxe a informação do intensedebate?
    Parabéns pelo blog, quase tudo que fiz no meu foi graças ao ferramentasblog.

    Responder

  19. Marcos, tô voltando aqui para dizer que consegui colocar a contagem de comentários do intense debate na página inicial de cada post… Caso vc ache interessante, posso fazer um passo-a-passo e mando, daí vc dah uma melhorada e coloca aqui no ferramentasblog.

    Responder

        • Olá Marcos e Alexandre!

          Obrigado pela sua iniciativa Alexandre e estamos no aguardo!

          Estou a 1h com este app instalado. Recebi comentários mas não apareceram no meu gadget “Comentários Recentes” (através do feed de comentários). Vocês têm alguma ideia do que seja?

          Obrigado pela atenção e meus sinceros Parabéns aos dois!

          Responder

          • Olá Marcos e Alexandre,

            Hoje com a cabeça descansada, achei a solução para o gadget comentários recentes. No site do intensedebate, exatamente na area http://intensedebate.com/extras-rss, copiei o link do feed “blog comments” e substituí no meu gadget.

            Tudo funcionando normalmente!

            Só gostaria de deixar registrado aqui para caso outros leitores que tiverem o mesmo problema puderem resolver por eles mesmos antes de perguntar (como eu fiz 🙂 )

            Abraço a todos,
            Daniel Limeira

            Responder

    • Alexandre ou Marcos,

      Onde posso ver esse artigo, se é que já está publicado. Também quero inserir de volta o número de comentários nos artigos, que desapareceram com a instalação do Intense Debate.

      Abraço!

      Responder

    • Alexandre você poderia me dizer como resolveu este problema?

      Estou tentando e não acho um site que possa me dizer como isso seria possível, já tentei de tudo e nada, e isso está sendo ruim pro blog.

      Se puder ajudar ficaria agradecido

      Responder

  20. Já utilizei ele uma vez sem problemas
    mas recentemente mudei meu templete não consigo instala-lo novamente
    e estou fazendo tudo da forma correta
    aparece a seguinte mensagem:
    ( Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: Element type “b:if” must be followed by either attribute specifications, “>” or “/>”.” )
    Pelo que me parece o intensedebate falhou desta vez! =/
    Se souber oq houve ou tiver uma sugestão sou todo ouvidos ou olhos! 😀

    Parabéns Pelo Excelente Trabalho!

    Responder

  21. Marcos,

    Apesar dos comentários de sucesso ao instalar esta ferramenta, estou com receio: vou continuar recebendo e-mails de notificação de comentários ou terei q ficar olhando o blog sempre?

    Aguardo!

    Responder

  22. Não recomendo a ninguém a usar o sistema do Intense Debate. Digo isso porque os comentários dele não são integrados aos do Blogger. Pois quando se recebe um comentário no Intense Debate, esse comentário SÓ FICA NELE, ou seja, quando o usuário resolver desinstalar o Intense Debate ele acabará perdendo os comentários recebidos nele. É melhor usar o sistema do Blogger mesmo, pois apesar de não ser tão bom assim, ele recebe atualizações do Google. Recentemente ele recebeu uma atualização de respostas a comentários feitos. Logo, pouco a pouco ele vai se igualando aos sistemas mais avançados de comentários. Sem falar que esses outros sistemas de comentários só pioram o carregamento das páginas do blog.

    Responder

    • O mesmo acontece com o Disqus e com o sistema do Facebook!
      Ou você usa o do blogger, ou escolhe alternativos!

      Responder

    • Herlan, não tem como fazer isso. Como eu havia dito acima, os comentários recebidos através do IntenseDebate “só ficam nele”. Ou seja, se você quiser voltar ao antigo sistema do Blogger, os comentários que você recebeu anteriormente no IntenseDebate ficarão lá para sempre, pois não existe possibilidade de importação deles para o Blogger. Eu mesmo constatei isso. Enviei um email para os desenvolvedores dele e me disseram que ainda vai demorar para que eles resolvam isso.

      Entrei em seu site e percebi que você está usando ele. Olha, você tem duas opções: continua usando o Intense, e espera os desenvolvedores resolverem esse problema de importação; ou você desiste dele logo de uma vez antes, mas recomendo que você não delete sua conta no Intense.

      Flw!

      Responder

    • Herlan,
      Infelizmente não é possível fazer o processo de volta, do ID para o Blogger.
      É preciso ter muita certeza do que se quer fazer antes de aplicar tal mudança.

      Responder

  23. Não paga nada,nadinha mesmo? Eu queria por no meu blog mas tem certeza que é seguro? Se for,tem em portugues?

    Responder

  24. Olá!

    Para quem quer colocar de volta a contagem de comentários nos posts, tenho uma dica bem simples e rápida. Não precisa mexer em código algum no template e nem reinstalar o Intense Debate.

    1- Acesse: http://www.intensedebate.com/edit-site-misc (suas configurações)

    2- Deixe as configurações de comentários assim como mostra esta imagem.
    http://i679.photobucket.com/albums/vv153/edigleyg3/Amostra/IntenseDebate-MiscSettings.png

    3- Salve

    Pronto. Dê um F5 na sua página que mostra os comentários abaixo do título do artigo e verá que voltou ao normal.

    Abraço!

    Responder

  25. O intense debate é muito bom ele é da empresa Automatic a mesma criadora do WordPress ,infelismente temos que instalar a parte no caso do wordpress o intense debate deveria ser o formulário padrão de comentários
    do wordpress.

    Responder

  26. Descobri um dos principais motivos que tenho poucos comentários. O meu plugin de comentários é muito camuflado, pouco chamativo. O Intense debate é perfeito, porque é chamativo, permite logins pelas principais redes sociais, acompanhamento e ainda pode ser moderado. Muito bom mesmo. Parabéns pela publicação Marcos.

    Responder

  27. Oi Marcos!
    O tutorial é muito bom. Instalei aqui e deu tudo certo.

    Antes, quando o sistema de comentários era do próprio blogger, aparecia pra mim no painel de controle do blogger a quantidade de comentários que estavam aguardando moderação e agora com o Intensedebate não estão mais aparecendo. Eu sei que tem a opção de receber por email um aviso dizendo que há comentários para serem aceitos, mas realmente não tem jeito de ter essa informação no painel do próprio blogger?

    Responder

  28. Ola Marcos, através desse post eu instalei o Intense Debate em meu blog e para os comentários está funcionando perfeitamente, porém a contagem de comentários na página inicial aparece como se não houvessem comentários.

    Notei nos comentários acima que o Alexandre achou uma solução, mas não encontro em lugar nenhum uma que funcione para mim, gostaria de ver a solução que ele sugeriu, onde posso encontrá-la??
    Obrigada!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.