Interligando Conteúdos – Links internos dos Artigos

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

A qualidade de um blog é medida de duas formas complementares e muito importantes para a estrutura de navegação de todo Blog: o tempo de permanência do visitante e a quantidade de páginas visitadas (artigos lidos). Há algumas maneiras de melhorar a qualidade dessas visitas recebidas e manter seus leitores por mais tempo interessados em seus assuntos. São os links internos ao texto e muitos blogueiros esquecem disso. Vamos mostrar como fazer e como usar de forma eficiente.


O Conceito.

Os links internos de seu conteúdo são muito importantes para a navegabilidade de seu blog e mostra ao visitante a relação existente entre seus artigos e como eles podem continuar aprofundando o tema que estão pesquisando. A grande maioria de seus visitantes virão de mecanismos de pesquisa o que os levará às páginas internas de seu blog, ou seja, vão direto para um artigo. Fazer com que esse visitante conquistado continue interessado em seus textos é a sua tarefa mais importante para que ele volte.

Tudo começa com a qualidade de seus artigos – relevância e originalidade. Até criamos um vídeo-tutorial sobre o assunto e que recomendo fortemente:

O que atrai as pessoas é o que o seu blog tem a oferecer. Para se ter mais e mais visitas é preciso produzir muito conteúdo, atualizar sempre, ampliando debates, interagindo com o seu público alvo. A divulgação desse conteúdo vai atrair visitas, mas note que se deve divulgar o conteúdo, ser aquilo que as pessoas estão procurando. Recomendo, nesse caso, para aprofundar que se leia:

Agora que o visitante chegou até seus artigos, é preciso mantê-lo em seu blog por tempo suficiente para que ele encontre mais coisas, veja que o seu blog pode agregar valor e ser relevante, indo além daquela página em que ele chegou. Um blog de alto nível de qualidade consegue manter os seus leitores por tempo suficiente para ter um alto tempo médio de visita e uma taxa baixa de rejeição.

E, com isso, consegue fidelizar esse visitante com seu retorno futuro para ler mais, seja usando o Feed, Newsletter ou salvando o link nos Favoritos.

A Navegabilidade de seu Blog.

Mas é preciso oferecer maneiras claras, simples e objetivas para que esse visitante encontre o que precisa e vá além. Isso passa obrigatoriamente pelo layout de seu blog e a forma como é distribuído o uso de seus espaços. Sempre recomendamos que se use Menu de Artigos e Marcadores de Conteúdo para que o visitante possa encontrar mais artigos de um mesmo tema. Bem como um blog bem organizado é fundamental para facilitar a busca por esses outros textos e, principalmente que tenha um mecanismo de pesquisa.

Tudo isso são caminhos que mostram por onde o leitor pode seguir. Mas o que realmente surte efeito são os links e recomendações de conteúdo diretos dentro do texto. Se você notou bem, este artigo está repleto de indicações de conteúdo e de outros textos relacionados que dão atalhos e, se você tem interesse em aprofundar algo dito aqui, basta clicar, seja nos títulos ou em algumas palavras-chave. Estes são os Links que interligam diretamente o meu conteúdo.

Interligando Conteúdo.

A praticidade desse método está explícita para o leitor que, sem precisar fazer nenhuma busca, nem procurar por menus ou Marcadores, recebe diretamente do autor a indicação de onde ir para continuar lendo mais e mais sobre aquele tema.

Esse método e forma de atuar tem rendido ao [ Ferramentas Blog ] baixas taxas de rejeição, onde posso verificar todo dia uma permanência cada vez mais crescente de meus visitantes dentro de meus artigos e com isso fidelizo mais rapidamente, tendo leitores interessados e satisfeitos com o que publico, pois encontram facilmente o que precisam.

Quanto mais tempo seu visitante passa em suas páginas, mais rapidamente ele se adapta à sua forma de escrever, entende o layout de seus artigos e links e deseja saber o que você tem a oferecer no dia-a-dia – voltando sempre para receber mais.

Essa tem que ser sempre uma atenção especial que você precisa ter para com os seus artigos. Ninguém, melhor que você, sabe o que há e o que já foi publicado e isso facilita para que ao escrever novos artigos você sempre saiba o que recomendar.

Há duas formas bem eficientes de se usar os links internos nos artigos. 1 – Ao longo do texto, como você viu acima, distribuindo em palavras e apresentando os títulos, recomendando leituras complementares. 2 – Ao final de todo artigo colocar sempre uma lista de artigos relacionados e que ampliam aquele tema.

Usar desses dois métodos em todos os artigos é o ideal. Mas o primeiros, dependendo do tipo de texto que se usa, pode ser deixado (algumas vezes). Já os artigos relacionados e recomendados ao final do texto são indispensáveis.

Todas as duas formas interagem de maneira natural com o texto e mostram ao leitor que este é um blog organizado e sério e que pode ser relevante além de um único texto.

Veja mais para melhorar o seu blog:

 

.

8 Comentários

  1. Olá, Marcos!

    Muito interessante o seu texto! Gostei muito da forma como você abordou o assunto, explicando os conceitos e mostrando dicas práticas de como atingir os objetivos.

    Os links internos são mesmo essenciais para a permanência do visitante no blog. Sempre usei links ao longo do texto, como você faz, porque são uma ótima forma de complementar o assunto.

    Quanto aos links no final do texto, gosto do resultado do LinkWithin (que você já abordou em outro artigo), que faz isso automaticamente, de forma bastante eficiente.

    Parabéns pelo artigo!

    Um abraço!

    Adelson Smania
    Gerenciando Blog

    Responder

  2. Parabéns pelo artigo e também pelo blog como um todo. O meu blog tem pouco tempo de vida e aprendi muito com suas dicas, matérias e assuntos sempre muito didáticos e muito bem escritos. Continue sempre assim. Abraços!

    Sergio Filho
    TecnoBlogge

    Responder

  3. Muito interessante este artigo!
    no meu blog tento interligar contéudo, como você faz aqui, a um tempo!
    Acho muito bom, sempre que leio um artigo aqui, fico com muitas abas abertas, pois vou lendo e clicando nos links interessantes.

    Maurício Reis
    Vetores e Pixels

    Responder

  4. Pingback: Como adicionar artigos relacionados no rodape dos posts do Blog | [ Ferramentas Blog ]

  5. Interessante , vou começar a interligar o conteudo do meu site , mas percebi que usa links externos ai não vi vantagem mas enfim..para links internos é muito boa a dica.
    Obrigado.

    Responder

  6. Pingback: como Inserir Artigos relacionados | Escola Otimização

  7. Legal. Não usava essa técnica em meu blog. Mas, como estou começando é sempre bom ter dicas tão bacanas como essas. Valeu pelos toques.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.